Áreas de Atuação
Orquestra Sinfônica de Sorocaba
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba, com uma história de mais de 59 anos e administrada pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba – FUNDEC, conta hoje com 40 músicos, em sua totalidade formada por profissionais sorocabanos ou moradores da região próxima.
Com vasto repertório de erudito e popular, a orquestra realiza além dos concertos de gala nos teatros locais, apresentações em diferentes espaços, tais como, praças, igrejas, parques, levando e difundindo a música clássica para toda a população.
Ensaios:
- Todas as terças e quintas-feiras
- Horário: das 14h30min às 17h30min
- Local: Sala FUNDEC
Banda Sinfônica
Criada em 2003 com músicos experientes de outros grupos, professores e alunos da FUNDEC, a Banda Sinfônica de Sorocaba tem como proposta musical desenvolver e divulgar um repertório próprio para banda, possibilitando assim aos músicos e estudantes a oportunidade de participarem da compreensão artística e formal de um repertório sinfônico e popular.
Com o propósito de informar e formar platéias, a Banda Sinfônica de Sorocaba tem como enfoque pedagógico o envolvimento em projetos e atividades tais como: “Solistas de Bandas”, que proporciona aos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades musicais em conjunto com seus professores e a preservação de gêneros musicais brasileiros como o choro, a valsa, o maxixe entre outros.
Os ensaios acontecem todas as terças-feiras das 18h30min às 20h30min.
Instituto Municipal de Música de Sorocaba
Em 28 de julho de 1998 foi criado, a partir do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba, na gestão do prefeito Renato Amary e a FUNDEC pelo decreto nº. 10.981, o Instituto Municipal de Música de Sorocaba - IMMS, com os objetivos de suprir a necessidade de se formar músicos para integrar a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, divulgar a arte musical como forma de expressão e cultura e principalmente exercitar a criatividade e sensibilidade, procurando desenvolver uma juventude mais sadia com valores mais humanos.
O IMMS tem oportunidade de integrar um grande número de crianças, jovens, e adultos ao universo da Música, do Teatro e da Dança criando espaço para que, dentro da dimensão das artes, possam encontrar caminhos para enfrentar as questões cotidianas.
O IMMS foi inaugurado em 07 de agosto de 1998, e iniciou suas atividades a partir de 05 de outubro desse ano. Oferece atualmente 17 diferentes cursos: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Violão, Piano, Clarinete, Flauta, Oboé, Trompete, Trompa, Trombone, Percussão, Saxofone, Fagote, Canto e Musicalização Infantil dando oportunidade de estudo para pessoas a partir de 07 anos de idade.
Núcleo de Artes Cênicas
Criado em fevereiro de 1999 com o objetivo de oferecer exercícios de interpretação, análise e pesquisa de obras clássicas e contemporâneas fazendo, dessa forma, ressurgir o teatro amador na cidade. O Núcleo de Artes Cênicas formado, hoje, por 100 alunos das mais variadas idades, é dirigido pelo professor e Diretor Teatral Mario Persico.
Orquestra Orff
Em 2004 a FUNDEC com o intuito de enriquecer, ainda mais, o estudo de seus alunos incluiu na programação do IMMS a formação de uma Orquestra, utilizando a metodologia Orff, voltada para a expressão corporal e percussão.
A formação dessa Orquestra surgiu da idéia de oferecer oportunidade aos alunos do Curso de Musicalização de continuar o estudo musical voltado para a especialização de instrumento e prática de música em conjunto.
Para implantar esse novo projeto, todo o instrumental necessário foi adquirido: metalofones, xilofones, flautas e instrumentos de pequena percussão, utilizados pela nova Orquestra que desenvolve um repertório baseado em músicas do folclore brasileiro, escritos especialmente para essa formação instrumental. A Orquestra Orff está sob a regência das professoras Maria do Carmo Ribeiro e Maria Regina Rabelo.
Salão de Exposições
O Salão de Artes e Exposições da FUNDEC tem procurado introduzir um conceito diversificado de Salas de Exposições, reservando-se a exposições e mostras de alto nível e que busquem exemplificar os mais diversos tipos de artes, que mostrem panoramas e ilustrações históricas e também arte contemporânea e de caráter didático, visando oferecer aos visitantes não só entretenimento, mas também informações a respeito de assuntos culturais específicos.
Busca permitir que um número maior de interessados tenha acesso a obras de arte. O Salão de Exposições está localizado no piso térreo da sede da FUNDEC à rua Brigadeiro Tobias, n.º 73 – Centro.